Sobre Nós

Produzimos conhecimento científico que impacta

O Internet LEGH é um projeto do Laboratório de Estudos de Gênero e História da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC) que conta com financiamentos da FAPESC, CNPq e UFSC, através de vários projetos de pesquisa e extensão Desde 2020 nos dedicamos aos estudos de internet e redes sociais por uma perspectiva de gênero, e produzimos recursos educativos sobre direitos, cidadania e emancipação digital. 

Nosso grupo é formado por uma equipe interdisciplinar com mais de 30 colaboradoras de diferentes países e áreas do conhecimento – História, Jornalismo, Sociologia, Ciências da Computação, Interdisciplinar em Ciências Humanas e Psicologia -, entre graduandas, mestrandas, doutorandas, pós-doutorandas e professoras.

A missão do Internet LEGH é qualificar o debate público sobre os usos das novas tecnologias e colaborar com indicadores nacionais e internacionais que gerem impacto social. Por meio da produção de recursos educacionais abertos, colaboramos com a promoção de conhecimento público sobre as violências digitais de gênero e suas consequências no mundo offline. Fortalecidas pela diversidade de nossa equipe e pela formação, nos somamos à outras iniciativas que acreditam na necessidade do diálogo entre sociedade civil, formuladores de políticas e comunidade acadêmica.

 
 

Nossa linha do tempo

Desde 2020, o Internet LEGH reúne projetos de pesquisa e extensão universitária interinstitucionais e internacionais, com interesse nos usos e implicações das novas tecnologias por uma perspectiva de gênero.

2020 – 2024

Internet como campo de disputas pela igualdade de gênero

A partir de uma perspectiva histórica e feminista comtemporânea, a primeira fase do projeto teve como objetivo central a compreensão da web enquanto espaço público de construção e discussão e de cidadania coloca narrativas históricas em constante disputa. Além de pesquisas netnográficas reunidas em um livro inédito, produzimos os primeiros recursos educacionais abertos, como a série de vídeos feita em parceria com o Portal Catarinas. Financiamento: FAPESC, 2021TR000566.

2023 – 2025

Internet segura com perspectiva crítica de gênero

Neste segundo momento, demos continuidade às pesquisas com interesse em aspectos como soberania, direitos cibernéticos, antifeminismo, machosfera e outros fenômenos digitais com impactos sociais. Também desenvolvemos novos recursos educacionais abertos, realizados em colaboração com Carolline Sardá e com a ONG Prototipando a Quebrada (PAQ), que executou o desenvolvimento do jogo digital “Lelê e as ameaças no metaverso”. Financiamento: FAPESC 2023TR000285

2024-2026

Misoginia: gênero, emoções e política nas redes de mídias sociais no Brasil contemporâneo

A mobilização das emoções no ambiente digital tornou-se a tônica na terceira fase do projeto. Investigamos como a misoginia estrutural está presente em muitos discursos na internet, produzindo efeitos políticos, econômicos e culturais. Em uma análise comparada entre diferentes países, destacamos não se tratar de um fenômeno isolado, mas global e interconectado. Além da pesquisa, organizamos eventos e iniciamos o desenvolvimento de outro jogo digital, novamente em parceria com o PAQ. Financiamento FAPESC, 2024TR002221

2022-2026

Emoções e memórias em disputa

Feminismos e antifeminismos no Cone Sul (2010-2020) Este projeto tem como objetivo a reflexão histórica sobre o tempo presente no Cone Sul, tendo como foco principal os feminismos e as reações a eles, os antifeminismos, integrando a Hiistória Global, a História do Tempo Presente e a História das Emoções com perspectiva feminista. Projeto de Produtividade, CNPq, 312656/2021-1

2025-2029

Jogando com a quebrada

Projeto de extensão que visa a divulgação do Jogo “Lelê e as Ameaças do Metaverso” junto a escolas, ONGs e nas redes sociais do LEGH. Financiamento: UFSC/ Bolsa de extensão 2025.